Campanha Se Você Ama Um, Por Que Come o Outro?
Campanha Segunda Sem Carne

Ciclo de Estudos sobre Vegetarianismo de Curitiba

começa no dia 16 de março

Com proposta de sete encontros temáticos até o final de 2013,

Veg Leituras abre espaço para discussão sobre saúde,

impactos ambientais e ética da alimentação

Com o objetivo de reunir os interessados em conhecer e estudar o vegetarianismo, a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, ONG nacional que completa 10 anos em 2013 - inicia no dia 16 de março as atividades do Veg Leituras – Ciclo de Estudos sobre Vegetarianismo de Curitiba. A dinâmica dos encontros está organizada em duas horas de atividades mensais, sempre aos sábados pela manhã.  Cada reunião contará com a participação de quatro facilitadores e um mediador, que irão conduzir os estudos em torno da leitura de uma obra fundamental do vegetarianismo.

Os temas e obras foram selecionados pelos membros da SVB Curitiba, grupo local da SVB, de acordo com o interesse demonstrado pelo crescente número de pessoas que optam pelo vegetarianismo e procuram a entidade. O livro que será o tema do primeiro encontro no dia 16 de março é Libertação animal, do filósofo australiano Peter Singer, professor da Universidade de Princeton nos EUA. Traduzido no Brasil pela socióloga, fundadora da SVB e sua atual presidente, Marly Winckler, o livro aborda questões como o especismo, do ponto de vista da ética prática.

As atividades de 2013 do Veg Leituras incluem encontros sobre outros temas como os direitos dos animais, os impactos ambientais do uso de animais para alimentação, o consumismo e a saúde. Os livros selecionados são publicações recentes como o novo livro da filósofa Sônia T. Felipe, professora doutora do programa de Doutorado em Meio Ambiente da UFSC, denominado Galactolatria – Mau-Deleite, que explica os problemas decorrentes do consumo de leite bovino à saúde, aos animais e ao planeta. Serão feitos debates sobre livros de médicos cujas pesquisas se alinham nos atuais questionamentos sobre o vegetarianismo como Eric Slywitch, nutrólogo e Coordenador do Departamento de  Medicina e Nutrição da SVB e Roberto Peribanez Gonalez, autor do livro Lugar de médico é na cozinha. Com esta iniciativa, a SVB visa abrir um espaço de diálogo e apoio para pessoas que desejam manter sua escolha pelo vegetarianismo, mas esbarram na falta de informação e de opções de consumo para seu perfil seletivo.

Vegetarianismo em Curitiba

Uma pesquisa do IBOPE realizada entre fevereiro de 2011 e o mesmo mês em 2012 revelou que na média nacional 8% da população brasileira é vegetariana. Mas este número varia quando é observado o comportamento de consumo em diferentes cidades. Neste caso, Curitiba aparece como a segunda cidade com maior número de vegetarianos no Brasil, com 11% de sua população, só perdendo para Recife, em Pernambuco, com 14%.

Ciente deste crescente número de adeptos do vegetarianismo, a SVB vem intensificando suas ações de conscientização e promoção do conhecimento nos últimos anos. Além do Ciclo de Estudos, em 2013 a entidade realizará em Curitiba, no mês de setembro, o IV Congresso Vegetariano Brasileiro e o Veg Festival. Em novembro, a SVB promoverá a IV edição da Mostra Internacional de Cinema pelos Animais, que em 2012 exibiu 19 filmes em sessões lotadas na Cinemateca de Curitiba e já é uma referência nacional no circuito de exibição de filmes sobre o tema.

Veg Leituras

O Veg Leituras – Grupo de Estudos sobre Vegetarianismo de Curitiba acontecerá no salão superior do restaurante Bouquet Garni, situado na Alameda Carlos de Carvalho, 271, centro com entrada franca e duração entre 10h e 14 h.

A programação completa pode ser acessada no site da SVB em Curitiba: svb.org.br/curitiba

PARCEIRO:

Restaurante Bouquet Garni

REALIZAÇÃO:

SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira

CONTATO:

Ricardo – 9153-5617 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fontes para pesquisa:

Dia Mundial do Vegetarianismo: 8% da população brasileira afirma ser adepta do estilo. Publicado em 01.10.2012. Disponível em: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/dia-mundial-do-vegetarianismo-8-da-populacao-brasileira-afirma-ser-adepta-ao-estilo.aspx. Acesso em: 20.02.2013.

Relatório Impactos sobre o Meio Ambiente do uso de animais para alimentação. Sociedade Vegetariana Brasileira, 2007. Disponível em: http://www.svb.org.br/vegetarianismo/index.php?option=com_docman&Itemid=244 Acesso em: 20.02.2013.

FELIPE, Sônia T. Ética na alimentação: o fim da inocência. Disponível em: http://www.svb.org.br/vegetarianismo/index.php?option=com_docman&Itemid=243 Acesso em 20.02.2013

SLYWITCH, Eric. Estudos sobre a saúde dos vegetarianos. Disponível em: http://www.svb.org.br/vegetarianismo/index.php?option=com_docman&Itemid=242 Acesso em: 20.02.2013

Programação

VEG LEITURAS

CICLO DE ESTUDOS SOBRE VEGETARIANISMO DE CURITIBA

LOCAL: Restaurante Bouquet Garni.

Alamenda Dr. Carlos de Carvalho, 271 – Centro

Curitiba – Paraná

HORÁRIO: 10h às 12h – Reunião do ciclo de estudos

DATAS:

16-03  - TEMA: Ética e direitos dos animais

livro: SINGER, Peter. Libertação animal. Ed. Martins Fontes: SP, 2010.

27.04 - TEMA: Consumo alimentar e veganismo

livro: FELIPE, Sônia T. Galactolatria: Mau-deleite. São José: Ecoânima, 2012.

25-05  - TEMA: Sustentabilidade ambiental, consumismo e vegetarianismo

obras: 1. TRIGUEIRO, André. Mundo Sustentável 2. RJ: Ed. Globo, 2012.

2. Relatório Impactos sobre  o Meio Ambiente do uso de animais para alimentação. Sociedade Vegetariana Brasileira, 2007.

22-06 - TEMA: Alimentação Vegetariana

Livros:

1. PFEIFER, Astrid. A cozinha vegetariana de Astrid Pfeifer. São Paulo: Alaúde Editorial, 2011.

2. CURCELLI, Ana Maria. Cozinhando sem crueldade. SP: Ed. Gato Preto, 2008.

3. Festa Vegetariana 2, da SVB. 2a. Edição.

17-08  - TEMA: Ética e direitos dos animais

livro: REGAN, Tom. Jaulas vazias. SP: Ed. Lugano, 2006.

12-10 – TEMA: Vegetarianismo e saúde

1. SLYWITCH, Eric. Alimentação sem carne. Guia prático. SP: Ed. Alaúde, 2010.

2.Tudo o que você precisa saber sobre alimentação vegetariana, Eric Slywich (Cartilha SVB)

3. SLYWITCH, Eric .Virei vegetariano, e agora?. SP: Alaúde, 2010.

4. PERIBANEZ GONZALEZ. Roberto. Lugar de médico é na cozinha. SP: Ed. Alaúde, 2008.

16-11 – TEMA: Ética, direitos dos animais e infância

livro infantil Bezerro escritor. Loja virtual em: http://www.bezerroescritor.com/inicial.html

Evento aberto ao público em geral.

Entrada franca.

Almoço não incluso.

Serão enviados certificados de participação para ouvintes por email.